Entendendo um pouco sobre Turnos de RPG


- Yooo, boa tarde leitores do Only Fake RPG!

- Trago a vocês uma breve explicação do que seria um turno de RPG! Segue-se abaixo:


O que é um turno de RPG?

- Em RPG, turnos ou rodadas são os momentos de ação do personagem do Player, ou seja, ele só pode agir no seu turno.

O que isso significa?

- Turno, é onde você vai descrever a ação do seu personagem. Simples não é? Nem tanto.
- O conceito é fácil de entender, mas há certas convenções a serem seguidas. Embora todo mundo pareça achar simples o conceito de Turno, são poucas as que fazem um bom turno.


Há uma ordem para postagem de turnos?

- Quando está-se em uma conversação (não em uma batalha), é convenção esperar que todos os personagens que estão envolvidos nessa conversação postem antes de postar. Assim, espera-se a sua vez.
- Um exemplo bem simples a ser dado é uma conversa entre duas pessoas. Quando você fala algo, espera que seu interlocutor responda, antes de prosseguir ou mudar de assunto. Dessa forma também, é no RPG.
- Seu personagem fala ou age, e espera que os demais envolvidos na conversa ou ação manifestem-se.
- Já em um duelo ou batalha, a coisa muda um pouco de figura. Quando um RPG joga apenas por turnos, a convenção acima explicada se mantém, entretanto, a maioria predominante dos RPGs joga por minuto, por tempo. O que significa que o personagem, tendo um tempo de resposta determinado, deve apressar-se a postar a resposta aos ataques que receber e os seus próprios ataques antes de atingir o tempo limite. Assim sendo, é um pouco mais difícil respeitar a ordem de postagem.


O que é importante colocar num turno inicial?

- No RPG Potteriano de Orkut, sugiro um turno inicial bem detalhado. Explique exactamente como e por onde chegou ao lugar onde vai começar a turnar, certificando-se de que os meios de chegada que decidir usar sejam aceitos. Caso os moderadores da comunidade onde estiver jogando não predeterminem esses fatores (grande parte das comunidades deixa clima e hora predeterminados), sempre que possível faça referências ao clima e ao horário em que seus turnos começam a se passar,no entanto, leia atentamente os turnos dos demais jogadores antes de fazer isso e inter-relacione os seus turnos aos deles. (A final, ficaria esquisito um dizer que está uma noite de céu limpo e outro dizer que está um dia tempestuoso.) E descreva bem as roupas, acessórios e as características físicas e psicológicas básicas de seu personagem.

Todos os meus turnos devem ser quilo métricos?

- Não!
- Turno grande não é sinonimo de turno bem feito, o primeiro sim, talvez fique um pouco grande, pois deve conter a inicialização da posição de seu personagem acerca da atmosfera do local onde está chegando. Mas os demais devem ser apenas detalhados ao explicar o que o personagem está fazendo de forma que isso se torne visível aos demais jogadores.
- Um turno bem feito, pode caber em apenas três linhas. Não é necessário escrever textos enormes pra se fazer entender.
- No entanto... Não faça turnos pobres!
- Os turnos devem conter algumas coisas básicas. Vai muito do bom-senso do jogador elaborar seus turnos. - Leve sempre em consideração que o jogo tem por intenção fazer com que os demais jogadores e os leitores, possam visualizar tudo o que está acontecendo, então seja detalhado ao descrever cada uma das ações de seu personagem, de modo que essa consistência se torne possível. Por exemplo, sempre que o personagem pensar algo, detalhe isso como uma ação, e lembre-se de que se ele muda de humor de uma forma que seria perceptível caso se relacionasse a uma pessoa real, então deve ser perceptível aos demais presentes ou aos futuros leitores que ele teve alteração se humor. Porque? Porque o RPG tem por intenção simular a realidade da forma mais fiel possível!




Um exemplo de turno inicial:

"A frieza da noite seria ligeiramente incômoda caso alguém estivesse no grande saguão receptor naquele momento. O silêncio era notório, quando o ecoar de passos calmos o quebrou. O dono de tais passos, um garoto com seus dezessete anos com cabelos negros, pele clara e altura mediana, adentrava o local após descer pelo elevador/cabine telefonica, que era a entrada para visitantes, caminhando distraído, observando a sua volta e refletindo... Sua vestimenta simples, composta por um terno preto convencional em perfeita combinação com calças, camisa e sapatos também pretos, fazia dele uma figura um tanto comum em meio a outras pessoas... se ali houvesse outras pessoas, certamente passaria despercebido.Com uma expressão um tanto distante, o jovem põe-se a observar a fonte dos irmãos mágicos, absorto nos próprios pensamentos."


Um exemplo de turno empregado após o inicial:

"Espreguiçando-se, o jovem, chamado Tom, caminha calmamente até a fonte a qual estivera observando e senta-se em sua borda, tocando a água fria levemente com as pontas dos dedos"

2 comentários:

BabyGirl❤ disse...

Nossa, ajudou bastante! Tenho dificuldades em escrever turnos grandes rs.. mas nada que umas boas fanfics não resolvam!

Dener disse...

Eu só não diria que o objetivo do RPG é simular o mais fiel possivel a realidade porque, se fosse assim, no âmbito dos jogos eletrônicos, os RPG's de turno seriam considerados inferiores aos action rpg pq estes simulam melhor a velocidade do tempo real,

Postar um comentário