[Tutorial] - Criando a história do seu Fake.


[Tutorial] - Criando a história do seu Fake.
- Bem, eu tenho lido os tutoriais e vejo vendo a escasses do Mundo Fake em quanto a história, somente temos tutoriais de estrutura e nada de história... Criar um tutorial de história é extremamente difícil, mas eu vou colocar ele como se fosse uma redação, afinal, fake = narrativa animada, apesar de poder ser dissertativa...



- Para criar a sua história nós precisamos de 4 elementos básicos:

-Tempo
-Criatividade
-Calma
-Atenção

- Esses elementos são básicos em tudo na vida, mas na redação principalmente...

Mensagem original de Alguém
Mas porque você sublinhou a criatividade?
- Acho que se você tiver um cérebro de mosca saberá que criatividade é o básico...

- Agora eu vou explicar cada tópico que eu falei:

- Tempo: Por que precisamos de tempo? Afinal... o que é o tempo?

"A concepção comum de tempo é indicada por intervalos ou períodos de duração. Por influência de idéias desenvolvidas por Einstein (teoria da relatividade), tempo vem sendo considerado como uma quarta dimensão do contínuo espaço-tempo do Universo, que possui três dimensões espaciais e uma temporal."

- Ou seja... tempo é algo que é definido em segundos, minutos ou horas (não vou além) em que acontece uma série de acontecimentos... Mas para que tempo na redação? Ela precisa ser feita com calma... sem prazo máximo, caso tenha tente fazer bem antes do tempo.

- Criatividade: Bem... esse é cruel, se você não tem criatividade não adiante tentar =/ criatividade é algo que flui naturalmente e que você não controla... Ex: Eu se me falar pra criar uma história da caneta eu crio em dois minutos... conheço gente que nem se der o melhor tópico ele não consegue criar. Mas a criatividade é necessária para criar uma história envolvente com suspense em que a trama envolva o leitor.

- Calma: Já fez algo em 5 minutos? Fica péssimo, até se você for fazer algo mais simples, se você pensar mais ele fica sublime! Portanto, o Mundo Fake não é uma fábrica de fakes, 2 fakes por dia..! Ao contrário, você vê... Quem faz 2 por dia faz 2 lixos, quem faz 1 por ano ou mais fica muito melhor...

- Atenção: Esse pega muita gente, a pessoa as vezes quebra a trama contando o fim no meio da história... Isso acaba com a fake... As vezes até ele fala no começo: "Laranjas são azuis" e no fim "Laranjas são roxas".

- Bem sabendo disso agora ta começando a prática... temos 2 possibilidades para começar a história:

1 - Pensar mentalmente (Não aconselhável)
2 - Abrir o word e começar (Aconselhável)

- Certo, não importa se você memoriza 500 mil números, não importa se você é merda nenhuma... EU aconselho a fazer no word, pois você se organiza mais.

- Certo... Word aberto? All right! Let's do this!

- Bem... a redação é dividida em 3 partes:

1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Fechamento

- Ou começo, meio e fim como queira XD...

Mensagem original de Alguém
1. Introdução:

A introdução nada mais é do que você começar uma história, sempre procure responder perguntas como, onde estou? quem sou? como estou? E caracterize o personagem principal nela...

Ex: "Meu aniversário me faz refletir. Sempre fui assim e hoje, quando completo 18 anos, fico pensando no que fui e no que espero ser. Sento-me em meu quarto. Olho pela janela. Cai uma chuva miúda e fina que me entristece. De repente..."

Tente colocar algo para encher rolha, como essa chuva, e o sentimentalismo que ela traz... isso toca a pessoa.

Mas é claro q isso é em termos de redação tente fazer algo mais para fake.


2. Desenvolvimento

Com a introdução você começa a puxar o resto do texto, mas tente responder, o que aconteceu?

Ex: "O som da campainha lembra minha realidade. Acordo do devaneio e encontro, na caixa do correio, um envelope. Procuro remetente. Não há. Abro. Duas folhas, uma totalmente em branco e na outra, no pé da página encontro esses dizeres: "Hoje, antes das dez!" Nada mais. Curioso! Tento identificar a letra, mas é impossível. Uma esferográfica qualquer com letra de forma cuidadosamente disfarçada. Volto pra a sala e fico contemplando o indecifrável mistério. Outro toque... Dessa vez, na frente de casa, encontro outro envelope, muitas vezes maior que o primeiro, e, dentro dele, meu disco predileto. No alto da capa, presa por durex, uma fotografia minha de um ano atrás. Aumenta o mistério. Nenhum indício do remetente. Algo me chama atenção. muito pequena  ao lado do retrato, há uma mancha vermelha em forma de coração. Escorrem, pelo canto esquerdo, duas gotículas de sangue. Em letras microscópicas, leio outra vez a mensagem "Hoje, antes das dez!". Para espairecer, saio ás ruas. Estranho... percebo um vulto me seguir. Ouço o som de seus passos, próximos, muito próximos, perigosamente próximos. Chego a sentir seu cheiro. Tenho vontade de gritar e, como em um pesadelo, o grito está entalado na minha garganta; tento correr, escapar, mas sinto uma estranha mão... um horrível cheiro de éter exala. Perco os sentidos. Acordo no hospital, cercado de enfermeiras. Uma delas explica que fui encontrado desmaiado, e encaminharam-me ao hospital."

Perceberam como prende, esse texto?

3. Finalização

Bem, é o mais difícil tente fechar com algo que resolva a trama, mas tente inovar, não faça " e ele acordou " ou afins...

Ex:  "Respirei aliviado. O pesadelo acabou. Olho ao redor do quarto de hospital e vejo, sobre a mesa branca, um envelope. Não há remetente. Apavorado, abro e leio "Aguarde. Você não vai passar de seus 18 anos".

Viram como prende? Deixa você na trama, você se imagina na pessoa do protagonista.


- Os elementos são:

Narrador:
- Personagem(1ª Pessoa) -> O que vive a trama, "Eu", normalmente fala de si mesmo
- Observador(3ª Pessoa) -> Que vê a trama, e conta a história


Personagem:
- Protagonista -> Personagem principal
- Antagonista -> Que tem ideias opostas ao protagonista, não precisa ser mau, pode ser bom também, igual no Supernatural fakes do Crowley, o protagonista é o Crowley e o Antagonista é o bonzinho
- Coadjuvante -> Personagem que influi na trama mas não é um protagonista
- Figurante -> Como se fizesse parte do cenário, ele pode até falar mas ele não muda a trama em nada, caso isso ele vira coadjuvante.

Enredo:
- É a história sem personagens, nem tempo, nem narrador, nem espaço... é a trama em si.

Tempo:
- Psicológico -> Tempo sem ser em minutos, tempo em que não segue uma sequência lógica (Filme: A cela) você está numa praia depois de biquine no Arizona, sonho é um bom exemplo.

- Cronológico -> Tempo comum, que segue uma sequência lógica e é em minutos.

Espaço:
- Onde ocorre a trama.

- Existem 2 tipos de personagem:
- Simples -> Não pensa, não tem conflitos psicológicos, não faz nada a trama (Figurantes e alguns Coadjuvantes).
Ex: O guarda do Titanic, ele vê os dois lá no oba-oba no carro e ele não faz nada nem modifica a trama.

Complexo:
- Ele modifica a trama, pensa, tem conflitos e faz coisas.
Ex: Se o guarda pegasse eles ia mudar toda a trama, o cara ia saber que é chifrado e tal... ele seria complexo em termos (Todos os acima de figurantes são)

- Mas se o guarda começasse a cantar "It's raining man" e depois falasse "Gostei dessa, faz mais oba-oba ai!" - Ele seria coadjuvante? Não! Porque ele não muda a trama...


- Bem... Agora q vocês sabem o conceito é só utilizar... Peço que vocês façam o texto para as fakes, não precisa ser perfeitamente assim... mas tem que seguir +/- esse parâmento...

- Dado importante: Não faça ser assim, o cara ta na hora certa, no lugar certo e vira super-herói ¬¬, fica sem graça, tem que ter justificativa... Porque o personagem foi lá? Porque teve aquilo lá? Isso prende quem está vendo.

- Bem... acho que é só! Obrigado!

0 comentários:

Postar um comentário